O resultado é de uma pesquisa on-line feita nos EUA feita com 7.121 eleitores em potencial entre os dias 4 e 7 de abril: 75% acham errado a China organizar as Olimpíadas.

Já 48% acreditam que as autoridades norte-americanas não deveriam comparecer na Cerimônia de abertura devido o desrespeito aos direitos humanos na China. Outros 33% dizem que as autoridades devem comparecer.

E a pesquisa foi além ao mostrar que 70% desses eleitores acreditam que a não participação nos Jogos "significaria uma postura de peso adotada por líderes de diversos países, o que poderia ajudá-los politicamente, mas não teria efeito na forma como os líderes chineses tratam seus próprios cidadãos".

Realmente, poderia ter um efeito muito bonito dentro de cada país, mas duvido que isso se refletiria na China. Mas 13% acredita que o boicote seria "vergonhoso para a liderança chinesa a ponto de fazê-la mudar a forma como trata os cidadãos chineses".

Ainda segundo o instituto Zogby International, que fez essa pesquisa, 71% dos entrevistados acreditam que um boicote norte-americano seria hipócrita devido à relação comercial entre os dois países. Quem mais compra da China é o EUA, um dos maiores investidores no gigante asiático são eles também.

No campo midiático 48% se disseram preocupadas que os meios de comunicação americanos e de outros países diminuam suas críticas à China antes e durante os Jogos com medo de represálias do governo chinês.

E a imensa maioria, 94%, acreditam que o governo da China tentará evitar que os meios de comunicação estrangeiros divulgassem histórias que mostrassem um lado negativo do país, ao passo que 78% acreditam que a China tentaria punir os que divulgassem matérias desse teor.

Aparentemente essa pesquisa não fez uma pergunta que os chineses andam se fazendo e até usando como justificativa: "Você acha o governo americano hipócrita ao falar de direitos humanos?". Acho que os governos de todos os países deveriam se perguntar isso.