*O texto que segue abaixo faz parte da última Newsletter da Maurício de Souza Produções.

O encontro, realizado em Tóquio, faz parte das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil

O imperador Akihito, a imperatriz Michiko e o príncipe herdeiro Naruhito, do Japão, receberam hoje, em Tóquio, o desenhista Mauricio de Sousa – responsável pela criação dos personagens Tikara e Keika, os mascotes do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil.

No encontro estavam presentes o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Masahiko Koumura, autoridades do governo japonês e representantes da Fundação Japão e Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa – ACCIJ.

Na cerimônia, Mauricio de Sousa entregou ao imperador um quadro com a imagem dos personagens, que a partir de agora deve compor o acervo de obras de arte do palácio imperial japonês. Durante uma semana, o correio do Japão utilizará em todas as correspondências um carimbo oficial com a imagem de Tikara e Keika.

“Depois de receber o quadro, o imperador Akihito realizou uma simpática quebra de protocolo. Ele foi muito gentil conosco. Trocamos um caloroso aperto de mãos. Em seguida, o intérprete falou sobre a Turma da Mônica e eu me apresentei usando uma frase que aprendi em japonês: ‘Boku Wa Mangaka Desu’, que significa ‘sou desenhista de histórias em quadrinhos’. Logo depois, o imperador perguntou à minha esposa Alice Takeda sobre a origem da família dela”, contou Mauricio de Sousa.

Em junho, o príncipe herdeiro deve retribuir a visita. Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, o objetivo da passagem de Naruhito pelo nosso país será fortalecer o comércio bilateral, uma vez que aqui está a maior comunidade de descendentes japoneses no mundo, com cerca de 1,5 milhões de pessoas.