Há um pouco ano atrás o Brasil vendia mais do que comprova com a China. Há uns três anos o Brasil estava "tranquilo", mas especialistas já alertavam. Agora, como muitos outros países, o Brasil também começa a ter saldo negativo com o brasileiros.

Somente no primeiro trimestre de 2008 o saldo negativo do Brasil com a China aumentou 293%. Nesse período as importações brasileiras de produtos chineses cresceram 70% enquanto as exportaçoes brasileiras para a China cresceram apenas 9%.

Que o Brasil ainda não é nenhuma grande potência exportadora, isso é verdade, mas podemos analisar os dois lados do comércio para entender que a vantagem chinesa não está apenas no preço. Alías, esse aspecto chinês já começa a cair.

Nesse período, os produtos chineses mais importados pelo Brasil foram: peças para aparelhos de telefonia (com um aumento de 44%), dispositivos de cristal líquido - LCD (com um aumento de 121%), terminais portáteis de telefonia celular (com um aumento de 886%), carvão de coque (com um aumento de 92%), adubos e fertilizantes.

Do lado brasileiro a China comprou principalmente: minério de ferro não-aglomerado (com um aumento de 5%), soja em grão (com um aumento de 1,62%), pasta química de madeira (com um aumento de 111,6%), petróleo bruto (com um aumento de 61%) e óleo de soja (com um aumento de 294%).

Com esses números não é difícil pensar pra onde a balança vai pender mais, não é?