No dia de ontem a fabricante japonesa de carros Honda começou a fabricar o "FCX Clarity", um sedã médio de quatro portas movido apenas a hidrogênio e eletricidade e que emite vapor d'água, ao invés de fumaça de monóxido e dióxido de carbono.

Os primeiros carros começarão a serem vendidos no mercado norte-americano em julho, e só chegará ao japonês em setembro. Segundo a empresa o carro oferece três vezes mais eficiência com combustível do que um carro convencional movido a gasolina, gerando 620 km de autonomia por tanque.

A empresa planeja produzir 200 unidades nos próximos três anos e a venda só será feita por contratos de leasing, que durará o mesmo tempo. No total o preço será de US$ 21.600, incluindo US$ 600 por mês com seguro e manutenção.

Essa foto é da apresentação do Clarity que contou com a participação do presidente da Honda, Takeo Fukui, e da atriz canadense Laura Harris.

Nessa "guerra" a notícia boa é que a Toyota, arqui-rival da Honda, anunciou que desenvolveu um veículo capaz de rodar 830 km com um tanque de hidrogênio. Ainda assim as grandes dificuldades de produção desses carros são os altos custos, mas é uma boa esperança.