A Tailândia já tem seu sistema de monarquia há mais de 800 anos é natural que nem todos aprovem a idéia e critiquem. Porém o Rei Bhumibol Adulyadej é muito querido pela maioria da população e qualquer crítica a ele é considerada uma ofensa grave.

Para evitar ofensas ao Rei o Senado Tailandês está montando um grupo de trabalho com 30 pessoas para fazer leis que protejam melhor Sua Majestade, punindo mais severamente os detratores.

A atuação desse comitê já tem algumas frentes. Por exemplo, estima-se que há 10.000 sites que fazem campanha contra o Rei, 2.000 deles já foram fechados.

O Ministro da Justiça, Pirapan Salirathavibhaga, irá trabalhar junto com o Ministério de Relações internacionais para orientar todas as Embaixadas Tailandesas a fazerem campanha explicando sobre as leis que punem que ofende o Rei.

O atual Primeiro-Ministro Suthep Thaugsuban já ameaçou o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra (que se refugiou na Inglaterra e resolveu comprar time de futebol) caso ele continue a dar entrevistas que ofendem algumas instituições do país.

Enquanto o país ainda continua instável politicamente o Rei é o único que sobrevive.