A nova secretária de estado dos EUA, a ex-primeira dama Hillary Clinton, escolheu a Ásia como sua 1ª viagem ao exterior em seu novo cargo. Essa "simbologia" que a 1ª viagem carrega consigo mostra muito bem a importância asiática não só para os americanos, mas em contexto global.

Nas palavras de Robert Wood, porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, a viagem ao continente "enviaria um tremendo sinal à região e ao mundo da importância que tem, particularmente para a agenda de política externa". Apesar dessa viagem já estar planejada anteriormente, chama a atenção que o momento coincida com a perda de uma base militar na Ásia Central.

Os países a serem visitados são: Japão, Indonésia, Coréia do Sul e China. Preparei abaixo um resumo da agenda de Hillary Clinton e as pautas em cada país.

- Tóquio, entre 16 e 18 de fevereiro. Pauta: a chamada "aliança estratégica" e cooperação bilateral em assuntos regionais e globais. Por isso leia-se manutenção da amizade dos países, ficar sossegado com a base militar deles por lá. Crise e aquecimento global também devem entrar nisso.

- Jacarta, entre 18 e 19. Pauta: interesses comuns do sul da Ásia. O que isso significa? É aprofundar algo que os EUA fazem em todas as partes do mundo creio eu. Amigos de alguém na região para poder ter algum controle sobre ela, através desse "amigo".

- Seul, entre 19 e 20. Pauta: fortalecimento dos laços entre os países. Ou seja, manutenção dessa amizade que inclui, assim como no Japão, bases militares americanas no país.

- Beijing, entre 20 e 22. Pauta: estreitar as relações bilaterais. Ironicamente uma grande ajuda dos EUA está nas mãos do Partido Comunista Chinês e o maior parceiro comercial dos chineses são os americanos. Como uma "mão vai lavar a outra" é a grande conversa da vez. Claro, "direitos humanos" e Tibete também entrarão nessas reuniões, tem de continuar insistindo.

Obviamente que, junto da Coréia do Sul, Japão e China, Hillary irá planejar os próximos capítulos da novela norte-coreana que está emocionante e cheio de reviravoltas, como sempre.