Primeiro, um pouco de história e enrolação
Os EUA tem um histórico de invasões militares que causaria inveja a qualquer Gengis-Khan. E isso não é de hoje, já faz um bom tempo que os americanos vão fazer "turismo forçado" em outros países, quer saber a lista? Veja aqui no site do Fazendo Media.

Então, para melhor controlar o mundo os americanos tem diversas bases militares espalhadas ao redor do mundo para fazer com que o povo local "se comporte". Olha, são tantas bases que é difícil até listar. Vai desde a Etiópia, Bélgica, Portugal, México, Cuba, Paraguai, etc. E, não pense vocês que é somente UMA em cada países, são várias!

Na Ásia a presença americana se intensificou depois da 2ª Guerra Mundial. Há bases então na Coréia do Sul, Japão, e sua ex-colônia Filipinas. Na Ásia Central há bases em países como Ubequistão, e Quirgustão.

Agora, o que interessa de verdade

Agora, você conhece o Quirguistão? Eu acho que já tinha ouvido falar, mas nunca havia lido nada a respeito. De maneira resumida é um dos muitos "Ãos" que surgiram depois do desfacelamento da União Soviética.

Os EUA tem uma base lá, o que sempre desagradou muito a Rússia. Essa base, teoricamente, ajudava como ponto de reabastecimento e afins da Otan (leia-se EUA) em suas "ações" no Afeganistão.

Pois na última terça-feira o presidente quirguiz, Kurmanbek Bakiyev, já declarou que fecharia essa base. O Ministério de Relações Exteriores do país confirmou e disse que irá conversar com os EUA para dar andamento nesse processo considerado "lamentável" pela atual Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton.

Da minha parte aqui considero isso muito bom e acho uma atitude corajosa. Acho um absurdo "pregar a paz" apontando armas para os outros e, mesmo que seja apenas uma base, vale como exemplo de que é possível "enfrentar" a maior potência militar do planeta.

Costas quentes?
Esse último parágrafo foi bem comovente, mas, a verdade por trás dessa "coragem" toda é o que os chineses chamam de "guanxi". A famosa "costas quentes" no Brasil.

O grande fato é que, antes de Bakiyev falar sobre esse fechamento o Governo Russo "concedeu" um crédito de US$ 2 bilhões para seu país. Coincidência?