Zhucheng (诸城, em chinês) é uma cidade da província de Shandong com cerca de 1 milhão de habitantes. Foi exatamente deste lugar que o Imperador Qin Shi Huang (210 A.C. 0 259 A.C., o Imperador que unificou a China tal como é hoje) enviou um Sr. chamado Xu Fu para procurar o elixír da juventude. Xu Fu foi duas vezes não retornando na segunda. Agora não se sabe se ele achou e ficou no Japão, que era seu rumo, ou se morreu por lá mesmo.

Também foi lá que nasceu Jiang Qing, última esposa de Mao Zedong, comandanate da "Gangue dos 4", que estava por trás da "Revolução Cultural" que chacoalhou com a China entre 1966-76. Mas Zhucheng hoje é conhecida pela alcunha de "Cidade dos Dinossauros" na China pois, desde 1960 foram encontrados mais de 50 toneladas de fósseis de dinossauros na região. Uma quantidade muito, muito grande que já abriu 30 sítios de pesquisa na área.

A China nunca teve "tradição" em paleontologia sendo esta uma 'prática' nova por lá, porém os achados são impressionantes. Um dos mais importantes foi de um hadrossauro, um dinossauro com bico de pato, descendente do ornitorrinco, e que hoje está exposto no Museu do Dinossauro local.

Na última semana cientistas chineses encontraram na região o que já está sendo considerado o maior grupo de fósseis de dinossauros do mundo. Já foram recuperados 7.600 fósseis de um buraco de cerca de 300 metros de profundidade e a procura deve continuar quando o inverno acabar.

Segundo Zhao Xilin, paleontologista da Academia Chinesa de Ciências, a descoberta de tal quantidade de dinossauros pode ajudar a explicar a extinção dos animais no fim do período cretáceo, há 65 milhões de anos. A teoria de alguns cientistas é que eles foram mortos por alguma atividade vulcânica e seus ossos foram arrastados por enchente até onde se encontram hoje. Uma pesquisa mais aprofundada do assunto é esperada ainda este ano.

O aspecto ruim dessas constantes descobertas é que aumentou também o contrabando desses fósseis ao exterior. Um dos casos mais célebres foi a devolução, em janeiro de 2008, de centenas de fósseis, incluindo ovos de dinossauros, do Governo Australiano para a China. A ação para achar o "material" foi feito em portos e depósitos da Austrália.

Comments (1)

On 7 de abril de 2011 às 18:53 , Anônimo disse...

legal