Gostaria de deixar aqui registrado minha pequena homenagem ao grande escritor japonês Haruki Murakami. No final de janeiro ele recebeu das mãos do presidente de Israel, Shimon Peres, o Prêmio Jerusalém que é entregue a cada dois anos na cidade.

Esse prêmio, entregue desde 1963, tem como parâmetro autores falam sobre "a liberdade do homem na sociedade". Sem dúvida Murakami passa por esses assuntos em seus livros. Mas, é claro, houve muitas críticas por ele aceitar um prêmio desse em um país que, vamos dizer, pode ser questionado nesse tópico.

Apesar de não costumar aparecer muito em público ele foi até Israel e, durante a cerimônia declarou: “Quando me perguntaram se aceitaria o prêmio, me alertaram sobre a viagem e os combates em Gaza. Me perguntei se ao vir a Israel não estaria tomando partido. Finalmente decidi vir. Como a maioria dos escritores de Ficção, faço exatamente o contrário do que me dizem que faça”.

Não é a primeira vez que Murakami ganha prêmios por sua literatura. Em 2006 ele ganhou o Prêmio Kafka, justamente pelo livro "Kafka à Beira-Mar", que alías foi o primeiro livro dele que li. É isso aí, parabéns!

Abaixo segue uma reportagem da TV Japonesa sobre o prêmio, mas Murakami fala em inglês: