Uma tal nuvem marrom, meio fuliginosa, anda afetando o clima na região asiática especialmente no inverno há anos e, apesar de diversos estudos, nenhuma conclusão foi alcançada.

Recentemente o pesquisador sueco Orjan Gustafsson, da Universidade de Estocolmo, e sua equipe chegaram, finalmente, a uma conclusão que parece ser definitiva.

A razão pura e simples é a excessiva queima de biomassa na região que faz com que um tipo de carbono se acumule na atmosfera. Portanto, a queima de campos para uso agrícola, queima de madeira e esterco, entre outros, está causando todo esse problema por lá. Fico pensando se não há a possibilidade de uma nuvem parecida surgir no Brasil por motivos semelhantes.

Para se ter uma idéia os pesquisadores chegaram a conclusão que 2/3 dessa nuvem é composta por partículas da biomassa, uma proporção bem maior que a pensada anteriormente.


A solução para o problema é simples: mais controle de queimadas e melhor tecnologia para que a combustão seja a mais completa possível. Quando isso vai acontecer é difícil dizer....

Comments (1)

On 1 de março de 2009 às 11:18 , Anônimo disse...

Imagina o efeito disso na saúde das pessoas.....