É legal acompanhar algumas notícias. Alguns dias atrás a Coca-Cola anunciou um investimento de mais de US$ 2 bilhões na China nos próximos 3 anos. Óbvio investimento já que o mercado chinês só cresce e alguns analistas dizem que já no próximo ano o país pode se tornar o maior mercado da Coca.

Uma das estratégias adotadas pela Coca nos últimos tempos é o maior investimento na linha de sucos, aqui no Brasil, por exemplo, comprou o Suco + no ano passado e o batizou de Minute Maid +, que é a linha internacional da empresa.

Em setembro do ano passado a multinacional norte-americana fez uma proposta de comprar a maior fabricante de sucos da China: a Huiyuan. Houve muita polêmica em torno disso até que o Ministério do Comércio chinês decidiu essa semana que o negócio não seria feita.

A justificativa, em nota oficial, foi: "Consumidores seriam forçados a aceitar preços mais altos e ter uma menor possibilidade de escolha de produtos". É até justo, mas não é a verdade completa, sabemos disso.

Caso o negócio fosse concretizado a Coca teria em suas mãos o controle de 40% do mercado de sucos no país e essa seria a maior aquisição de uma empresa chinesa por capital estrangeiro.

Além disso a Huiyuan é considerada uma das poucas marcas genuinamente chinesas do setor com grande atuação e ter isso em mãos estrangeiras, com certeza, não seria interessante para o governo chinês.