Mês de março em sua metade, abril chegando. E entre os dias 4 e 8 do próximo mês a Coréia do Norte pretende lançar seu primeiro satélite de comunicação ao espaço. Diz que é inofensivo e ameaçou qualquer país que tentar intercepitá-lo.

Porém o lançamento desse tal satélite atravessaria o território japonês, com parte do foguete de lançamento caindo no mar do Japão, e isso já está causando muito incômodo na comunidade internacional. O gabinete ministerial japonês já se pronunciou dizendo que derrubará qualquer objeto que passe pelo seu território e se apoiam em leis internacionais para fazê-lo. Aqui já pode começar a chance de uma guerra.

Mas é satélite mesmo?
A segunda possibilidade de se começar uma guerra é a dúvida de países como Coréia do Sul, Japão e EUA que se trata de um satélite e não de um foquete balístico. Convenhamos que essa desconfiança é mais que justificada.

Os países citados acima estão recorrendo à ONU para tentar barrar esse lançamento. Acredito que a ONU só poderá interferir se os norte-coreanos estiverem chantageando e querendo usar esse susposto lançamento como moeda de troca nas negociações para o desarmamento nuclear.

Alías é isso que eu acho. Pois pensemos um pouco, como um país pobre que não consegue alimentar o próprio povo consegue desenvolver tantos artefatos de alta tecnologia? Será que a mão-de-obra norte-coreana é tão especializada assim? Claro, podemos pensar que o dinheiro do país inteiro vai para esses projetos megalomaníacos; é a única possibilidade.

Vamos ver até onde a ONU vai conseguir agir. A Coréia do Sul e o Japão pedem o cancelamento desse lançamento e querem retaliações do Conselho de Segurança caso isso aconteça. Vamos ver o que a nossa querida ONU vai conseguir fazer.