Manny Pacquiao, nascido em 1978 nas Filipinas, é considerado hoje o melhor pugilista entre todas as categorias do boxe mundial. Você pode até não conhecê-lo mas "Pacman" foi campeão mundial em 4 categorias diferentes:
WBC Campeão Mundial categoria Peso Mosca
IBF Campeão Mundial categoria Galo
WBC Campeão Mundial categoria Super Pena
WBC Campeão Mundial categoria Peso Leve.

No final de 2008 Pacquiao mandou Oscar De La Hoya, um dos maiores pugilistas de todos os tempos vencendo em 6 categorias diferentes, para o hospital na chamada "Luta dos Sonhos". Para se ter uma idéia do "peso" dessa luta foi a 2º que mais arrecadou dinheiro com bilheteria na história.

Agora Pacquiao se prepara para lutar com o inglês Ricky Hatton pelo título do peso médio ligeiro da Organização Internacional de Boxe (IOB) no próximo dia 2 de maio em Las Vegas. Pode ser mais um título para o grande ídolo filipino.

Sua história
Mas até chegar onde se encontra hoje Manny não teve uma vida muito fácil. Passou fome, morou nas ruas, trabalhou como pedreiro e padeiro. Um episódio que marcou sua vida pode, hoje, ser considerado tragicômico. Pacquiao saiu de casa depois de seu pai comer seu cachorro, costume que é visto com naturalidade e praticado em muitos lugares da Ásia.

Começou a lutar boxe aos 14 anos para conseguir sobreviver e viu aí uma chance de vencer na vida. Estreou profissionalmente aos 16 anos e logo se tornou umas das estrelas do programa "Blow by Blow" que exibia as lutas locais.

Porém o grande sucesso de Pacquiao veio somente em 2001 quando ganhou do então Campeão
Mundial Peso Mosca Lehlohonolo Ledwaba. Hoje ele tem 53 lutas em sua carreira com 48 vitórias sendo 36 ganhas por nocaute.

Política e filme
Ídolo de uma nação de 90 milhões de habitantes onde 2/3 são considerados pobres Pacquiao já declarou que ajudar seu país também na política. Simpatizante da atual presidente Gloria Arroyo em 2007 ele concorreu à um cargo no congresso representando o distrito de Cotabato. Acabou perdendo e, mais que isso, causou mal-estar entre seus fãs e entre políticos que o começaram a acusar de usar suas lutas como plataformas eleitoreiras. Ele está com apenas 30 anos e agora parece ter sossegado e deve seguir a carreira política somente quando encerrar a de pugilista.

A vida de Pacquiao também já foi tema de um filme que foi sucesso de bilheteria nas Filipinas em 2006. Isso prova que, além de um excelente lutador, ele sabe explorar muito bem sua imagem. Desde o final de 2007 ele apresenta um programa de entretenimento e esportes em seu país e agora está a caminho de Hollywood.

É dado como certo sua participação em um filme de Sylvester Stallone que, ao contrário do que pode parecer, não deverá ser sobre boxe e sim uma aventura/ comédia "à la" Jackie Chan. Se tudo der certo o filme deverá começar a ser rodado este ano.

Casado, pai de 4 filhos, Pacquiao ainda acha tempo para terminar seus estudos e está terminando o a faculdade de economia em Notre Dame.

Abaixo segue um vídeo para vocês conferirem algumas lutas desse grande boxeador. Impressionante, até porque ele não é lá muito alto, 1.69m.