A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou mais uma vez uma lista com os países que, de alguma maneira, controlam e censuram o uso da internet em seu território. Obviamente alguns países asiáticos aparecem nessa lista, vamos a ela:
- Arábia Saudita

- Mianmar
- China
- Coréia do Norte
- Cuba
- Egito
- Irã
- Uzbequistão
- Síria
- Tunísia
- Turcomenistão
- Vietnã

Como percebemos dos 12 países listados, 6 são asiáticos. De maneira geral o relatório diz que "todos esses países evidenciam não apenas sua capacidade para censurar a informação, mas também a repressão praticamente sistemática dos internautas".

Um dos destaques do relatório é justamente sobre a o Governo chinês que "ocupa a liderança da repressão na internet" e ainda adverte dizendo "com a maior população de internautas do mundo, o jogo da censura é um dos mais indecentes do mundo".

Será que há perspectiva de melhoras?

Comments (2)

On 12 de março de 2009 às 06:28 , Anônimo disse...

Só melhora se o povo Chinês pressionar, eles são os prejudicados e devem erguer a cabeça. Ninguém cede nada de graça isto é aqueles que se beneficiam da situação actual, não tem nenhuma pressa em mudanças.

 
On 12 de março de 2009 às 09:45 , Luiz Barretto disse...

Olá Anônimo,
Concordo com você, mas acredito que os chineses só irão pressionar de forma organizada, quando sentirem necessidade para tal. E também acho que, inevitavelmente, o governo será obrigado a dar uma abertura maior mesmo que artifical no princípio.