Ultimamente não tenho conseguido postar uma notícia "séria" sobre esse país. Acho isso excelente e tenho razões para isso!

A última que li sobre o Japão (não tinha adivinhado a resposta do post ainda?) foi de cães e gatos trabalhando nas estações de trem. Você, leitor brasileiro, deve estar se perguntando: "O que diabos um cão (ou um gato) vai fazer numa estação de trem que lembre trabalho? Só se for pra detectar passageiros carregando drogas!". Vai errar se pensar assim.

Há 3 anos a gata Tama assumiu o posto "comandante de estação" com um objetivo claro de seus comandantes: reativar o uso dos trens regionais!

Assim ela fez e, desde então, o número de passageiros diários saltou de 1.000 pra 6.000. Fez mais, ajudou a empregar outros bichos no ramo! O gato Bus e o cachorro Maron (na foto) foram alguns dos beneficiados.

Hoje esses três bichos que poderiam estar aí nas ruas, revirando latas sujas em becos fétidos estão aí, lutando por uma vida melhor. Tama, por exemplo, acaba de ganhar um trem com dois vagões que abriga mesas, sofás, e biblioteca sobre os animais. É uma luta diária de nossos amiguinhos.

Por trás da brincadeira...
... vem o assunto sério: o Japão é um dos países que mais sofrem com a solidão. Seus índices de suicídio são altos e, devido à crise, a tendência é aumentar. Apesar de sua indústria pornográfica ser a 2ª maior do mundo a taxa de natalidade do país é baixa. Talvez um assunto esteja ligado ao outro... mas, enfim, o que sobra para muitos? Bichos de estimação!

Segundo uma pesquisa da seguradora Anicom o gasto dos japoneses com animais aumentou 20% em 2008, chegando em US$ 2.570,00. Agora toda a brincadeira da banda punk de gatos e outros mistérios da terra do sol nascente começam a fazer mais sentido para mim...

Comments (5)

On 8 de abril de 2009 às 00:32 , Tami disse...

eu li a materia e continuo sem entender! comofas/

 
On 8 de abril de 2009 às 11:07 , Andréa Barretto disse...

aaahhhhhhhh sem entender qual é a profissão do bicho né? Ao que entendi é alegrar a "moçada"!

 
On 8 de abril de 2009 às 21:34 , Luiz Barretto disse...

Mal pessoal, talvez eu não tenha escrito bem!
Mas o papel dos animais é só atrair mais usuários para essas estações de trem, antes meio abandonadas.

 
On 9 de abril de 2009 às 23:35 , Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 9 de abril de 2009 às 23:37 , Tami disse...

Ahhh tah!!! agora tah explicado! ^^