Neste sábado os últimos Beatles fizeram um show juntos em prol da Fundação David Lynch que busca fundos para ensinar 1 milhão de crianças a fazer Meditação Transcedental. Bacana ver os dois juntos.
Mas, sabe você o que é essa tal Meditação Transcedental? Até o começo do ano que também não sabia.

Por uma coincidência comecei a praticar esse tipo de meditação, idealizada por Maharishi Mahesh Yogi, no começo do ano e realmente é muito boa. David Lynch é um praticante e entusiasta dessa prática e inclusive esteve no Brasil no final do ano passado para promover seu livro que fala sobre sua experiência. Clint Eastwood, que não me parece o tipo que medita, também é um praticante!

Mas essa técnica é bem simples: mantra na cabeça, 20 minutos, 2x ao dia e mais calma pra fazer seus compromissos como resultado. Enfim, isso tudo quem começou foi o yogi, físico, Maharishi em 1958 e a prática começou a ficar famosa em 1967 justamente quando os Beatles resolveram ir à Índia aprender a técnica com próprio "inventor", que faleceu em 2008 com 90 anos.

George Harrison, os mais "místico" dos 4 de Liverpool me parece que praticou a Meditação Transcedental até sua morte, mas esse assunto quero aprofundar em outro post. Por agora fica esse gesto de Paul e Ringo de promover a essa prática que está espalhado pelo mundo inclusive com sua própria universidade e estudos científicos. Confira mais fotos do show aqui no site do UOL.

Há vários sites para você saber mais sobre a MT, destaco alguns:
- http://meditacao.org/ (em português)
- http://www.maharishi.org/ (em inglês)

Comments (1)

On 8 de abril de 2009 às 11:00 , Andréa Barretto disse...

Pratico a meditação transcedental há apenas 3 meses e li que Os Beatles haviam estudado com o Maharishi, um dos mentores da meditação. Fiquei bem feliz com a informação, mas achei que somente George Harrison continuou praticando. Vejo que de qq forma, a meditação continuou presente na vida dessas pessoas e acredito que qq movimento em busca de um equilíbrio é mto benéfico