A tetra-campeã mundial Itália já protagonizou, além de grandes vitórias, derrotas "estranhas" em mundiais. E, em duas oportunidades, foram seleções asiáticas que surpreenderam a todos.

Em 1966 na Inglaterra, a Itália precisava apenas de uma vitória simples contra a fraca seleção da Coréia do Norte (note que os norte-coreanos nem tinham símbolo em seus uniformes) mas o surpreendente aconteceu: 1x0 para os asiáticos que se classificaram junto da União Soviética.

Confira o vídeo (em espanhol) desse jogo que marcou o 1º grande triunfo de uma seleção asiática em Copas do Mundo:


Na fase seguinte a Coréia do Norte enfrentou Portugal do artilheiro Eusébio e, com apenas 22 minutos de jogo, estava goleando por 3x0! Poderiam ter ido mais longue se não fosse o artilheiro da Copa daquele ano marcar 4 gols e o placar se encerrar em 5x3 a favor dos portugueses.

Outra surpresa bem mais recente que os atuais campeões mundiais renderam foi a derrota na Copa de 2002 contra os sul-coreanos. Um jogo, devemos dizer, muito polêmico para dizer o mínimo.

A azzurra começou ganhando com um gol de Vieri e, depois de perderem um pênalti, a Coréia do Sul, jogando em casa, parecia que ia parar mesmo nas oitava-de-final. Mas o zagueiro Panucci comete uma grande falha aos 43 minutos do segundo tempo e leva a decisão para a morte súbita.

Com moral o atacante Ahn (que havia perdido o penâlti, vale ressaltar e que jogava na Itália na época e que, depois do gol, foi expulso do time) marca um gol de cabeça e sela a ida para as quartas-de-final onde surpreenderiam ao ganhar também da Espanha. Mas, a "sorte" dos coreanos iria parar na Alemanha e, em disputa de terceiro lugar, acabou perdendo para a Turquia. Mas, ainda assim, foi o maior feito dos sul-coreanos no mundo do futebol, confiram o vídeo abaixo: