Não sei vocês, mas eu tenho curiosidade de saber como os norte-coreanos vivem. Como são suas cidades, ruas, etc. Bom, agora pelo menos sei como é o prédio mais alto da capital do país, Pyongyang. Admito que a impressão é meio "confusa" e, vendo a foto e o vídeo abaixo entende-se o porque.

O Hotel Ryugyong começou a ser construído em 1987 e o planejamento era de abrigar 3 mil quartos. Anote: 105 andares com 7 restaurantes "móveis" no topo. A primeira pergunta que me vem é óbvia: eles já foram, ou são, tão abertos ao turismo pra planejar um hotel assim? Alías, como um país que sofre com a fome pode querer fazer algo parecido? Perguntas que não posso responder...

Mas o fato é que o Ryuyong foi paralisado em 1992 e hoje é o maior esqueleto do país, quiçá do mundo! Não se sabe ao certo a razão para nunca se ter terminado o prédio, se foi falta de dinheiro ou puro gosto do líder Kim Jong-il. Enquanto isso ele apodrece aos olhos de todos.

E, o que é pior, nem os norte-coreanos gostam do hotel! Em fotos de publicidade e afins que mostram a capital do país o Ryugyong é apagado "photoshopicamente"! É um fantasma gigante na cidade.

Porém agora o hotel começa a alcançar a fama que merece e sinto que estou contribuindo um pouco. O site "Weird Asia News" o batizou de "prédio mais feio da terra". Eu não sei se concordo, até que estou começando a simpatizar com esse elefante branco na sala.

Confira esse vídeo muito bacana sobre a lenda Ryugyong...

Comments (6)

On 14 de maio de 2009 às 00:13 , Anônimo disse...

Muito louco!!! Já tinha ouvido falar do prédio...seria bom se voltasse a ser construído...e a cidade parece bonita também!!! O prédio é bem imponente mesmo, legal!!! Sempre quis saber como vivem os norte coreanos também!!! Massa!

 
On 14 de maio de 2009 às 06:32 , Luiz Barretto disse...

Realmente, esse prédio me deixou ainda mais curioso sbre o país!

 
On 18 de maio de 2009 às 23:22 , ana disse...

para quem nao lembra, quase tivemos algo semelhante aqui em sao paulo: o maharishi tower... na minha opiniao, completamente bizarro!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=522186

 
On 20 de maio de 2009 às 12:38 , Alan disse...

Sofre com a Fome ??? de onde voce tiro isso ??? A Coreia Do Norte e Cuba só por serem Comunista os Imperialistas falam as massas que os paises sofrem com fome desemprego e tal,isso nao existe Coreia Do Norte e Cuba sao um dos paises com menor taxa de fome e analfabetismo do mundo,as taxas sao até muito + baixas que do Brasil.

 
On 20 de maio de 2009 às 21:56 , Luiz Barretto disse...

Olá Alan,
Segundo informações internacionais no ano passado a Coréia do Norte passou por uma grande crise alimentar. Tanto é que recebe ajuda da Coréia do Sul e EUA ou, recebia graças à decisão política de Pyongyang.
Fiz alguns posts sobre o assunto, mas você também pode olhar o seguinte link: http://www.relnet.com.br/blog/?p=2708 , datado de 21 de abril de 2008.

 
On 20 de maio de 2009 às 22:48 , Chevalier disse...

alan alan, abre os olhos, se é tão bom, vai pra la