Também achei muito estranho quando ouvi essa notícia pela primeira vez, mas lendo o modesto currículo do chinês Gu Xuan Zhao (谷軒昭), conhecido também por Huen Chiu Ku ou somente Dee Dee, é de se entender. Ele coordenou as cenas de ação de filmes como:

- Maquina Mortífera 4;

- O Tigre e o Dragão
- Matrix;
- Kill Bill Volumes 1 & 2;

- Kungfusão;
- Romeu Deve Morrer;
- O Reino Proibido.

Precisa de mais?

Zhao teve a missão de coreografar as cenas de lutas de Besouro Mangangá, uma lenda baiana da capoeira que viveu nos anos 20 do século passado. O filme marca a estréia no cinema do maior vencedor brasileiro no Festival de Publicidade de Cannes: João Daniel Tkihomiroff.

O filme, chamado "Besouro" teve um oçamento de R$ 12 milhões e deve ser lançado já em outubro no Brasil. Pelas suas ricas cenas de luta, que vocês podem conferir no trailer abaixo, já até ganhou o apelido de "Kill Bill da Chapada".

Os fãs do cinema chinês sabem muito bem que, em cenas de luta, os persoagens costumam voar, travando verdadeiras batalhas do lado das nuvens. Ao que pude ver no trailer algumas cenas seguem essa linha de, com um só salto, o sujeito já está no telhado da casa. É dito que Besouro era realmente capaz de voar e tinha a proteção de Ogum, daí a exigência de Tkihomiroff para que Zhao participasse do filme, já que ele é o inventor dessa técnica de fazer os atores voarem literalmente em cena.





Zhao passou cerca de 2 meses no recôncavo baiano e na cidade de Igatu ensaiando as cenas com os atores, todos amadores, e o resultado parece ser mesmo excelente!

Por ser um filme que tenta contar as lendas em torno de um lutador de capoeira, que luta contra os grandes coronéis a época, é óbvio que boas cenas de luta seriam impreencidíveis. No Brasil não temos muitos filmes com cenas de luta muito bem feitas, eu pelo menos não consigo me recordar agora, então a coordenação de alguém especializado nisso era fundamental. E como poucos tem um currículo como de Dee Dee...

"Besouro" promete ser o grande filme nacional do ano e, o que é muito interessante, falando sobre algo bem brasileiro, mas sem deixar de contar com a ajuda de estrangeiros como Dee Dee e outros que fizeram parte da produção. Confiram o site do filme para conferir mais material, vale a pena!


Sr. Zhao e o diretor João Daniel Tkihomiroff se divertindo depois das filmagens.