Em um aspecto a justiça brasileira tem de invejar a norte-coreana: é rápida. Para bem ou para mal.

No dia 17 de março as americanas Laura Ling e Euna Lee foram detidas na fronteira do país com a China enquanto faziam uma matéria sobre tráfico de mulheres para o "San Francisco Current TV". Ou seja, em menos de 4 meses o assunto foi resolvido, pelo menos no ponto de vista norte-coreano.

Em tempo, é interessante saber que a Current TV é uma TV Online do ex-vice-presidente dos EUA, ativista do meio-ambiente, Al Gore. E, até o momento, choca o silêncio do site em relação ao assunto. Pior, até retiraram comentários de usuários sobre o caso do site. Me pergunto o porque e não sei responder.


Ling e Lee foram acusadas por "entrada ilegal e atos hostis, com base nos documentos sobre seus crimes". Entrada ilegal? Tenho de concordar, mas que atos hostis seriam esses?

Vendo o veridicto da imparcial justiça norte-coreana conseguimos entender. Elas foram condenadas a 12 anos de trabalhos forçados por "grave crime contra a nação". As aspas são dos norte-coreanos e significa que ninguém pode falar ou investigar os podres do governo local.

Os EUA já avisou que não vai deixar barato e essa pode ser uma boa justificativa de fazer algo mais sério contra os norte-coreanos. A Coréia do Sul deverá apoiar qualquer ação americana e, juntando isso à questão nuclear, só posso imaginar que sairá algo "explosivo" dessa situação.