Hoje a Coréia do Sul pode se orgulhar de ser um dos únicos países cuja indústria cinematográfica bate Hollywood em seu território, mas isso, obviamente, é fruto de algo começou muito antes.

Durante a ocupação japonesa a então Coréia (ainda não separada em Norte e Sul) começou a se fascinar com os filmes importados, especialmente os americanos, devido sua qualidade muito superior aqueles poucos produzidos em seu país.

Na Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra do Coréia, esses filmes americanos ofereciam uma distração em contraste a triste realidade de então. Alías, as décadas de 50 e 60 talvez tenha sido de fato a época de ouro do cinema americano que ajudou a formar os cineastas que hoje fazem sucesso.

Com a assinatura do armistício entre as duas Coréias, em 1953, a parte Sul, "capitalista", se consolidou como um bom mercado para o cinema norte-americano: somente em Seul entre 30.000 e 40.000 pessoas assistiam filmes estrangeiros sendo que, mais da metade, eram produção dos EUA.

Nas décadas que vieram a seguir as escolar começariam a organizar visitas aos cinemas depois dos exames finais e, aos poucos, o cinema sul-coreano começou a se desenvolver. E o resto, como se diz, é história...

Mas abaixo segue posters dessa época, em que Hollywood dominava o mercado do país. Achei interessante: