Atualmente a cidade de Tóquio é a mais rica do mundo e, segundo estudo da Pricewaterhouse Coopers deve permanecer no topo até 2025, mas algumas mudanças irão acontecer até lá.

A outra cidade asiática no top 10 é também japonesa: Osaka que aparece em 7ª, mas deve sair desse lugar até 2025. Em compensação outra asiática deve entrar. Está sentindo falta da China na lista? Pois é, a capital financeira da 3ª maior economia do mundo, Shanghai (ou Xangai) vai ficar em 9º lugar nessa lista entre de 16 anos.

Admito que me surpreendeu um fato, não sabia que São Paulo já é a 10ª cidade mais rica do mundo, e, na previsão da Pricewaterhouse chegará em 6º lugar.

Mas, apesar de aparecer com apenas 2 cidades no top 10 muitas cidades asiáticas irão dar gigantes saltos nessa lista toda.

O destaque asiático fica pro Vietnã pois Hanói e Ho Chi Min devem ser as que mais devem crescer nesse período com uma média de 7% ao ano. Para se ter uma idéia, a previsão de São Paulo é de 4,2%.

Outra cidade asiática que merece destaque é a indiana Mumbai que atualmente se encontra em 29º lugar e deve saltar para o 11º em 2025. Salto enorme com certeza.

Para fazer um resumo do peso e do avanço asiático, especialmente do IC do BRIC, basta ver que entre as 30 cidades de maior crescimento econômico nesse período 12 cidades são indianas e 9 outras chinesas.