A tão aguardada, e necessária, Linha 4-Amarela do metrô paulistano está prevista para começar a operar em março de 2010. Sim, um pouco antes das eleições presidenciais que o governador do estado deve concorrer, mas isso não importa nesse blog.

O que nos importa aqui é que esses trens serão importados da Coréia do Sul e tem uma tecnologia que será usado pela primeira vez na América do Sul: a "driverless", que, conforme o nome diz, permite sua operação sem necessitar um motorista para tal.

Outro ponto interessante é que os vagões terão interligados entre eles e, parando para pensar, não consigo pensar no porque não ser assim. Não tem aqueles ônibus sanfona já?

Além disso os usuários poderão ter acesso a internet através de uma rede wireless, assim como usar telefone celular.

Outra novidade dessa Linha Amarela, que é uma concessão do estado para empresas privadas, é que as plataformas terão divisórias de vidro para evitar acidentes (e suicídios). Isso é interessante e é bastante usado em outros países.

Enfim, deverá ser uma linha muito importante para a cidade e é interessante usar uma tecnologia dessas, mas, me pergunto, um país que fabrica aviões de altíssima tecnologia como o Brasil não é capaz de fazer trens decentes? Será?