E encerrou nessa segunda-feira, depois de 8 dias, o 17º Congresso do Partido Comunista Chinês.

Como já era esperado e muito comentado: o Comitê Permanente do Politburo do PCC deu nesta segunda-feira um novo mandato, de 5 anos, para o atual Presidente Hu Jintao. Ele continuará a exercer o cargo de Secretário geral do PCCh, Presidente da China e Chefe Militar.

Além disso também foram reeleitos: Wu Bangguo, presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular, Wen Jiabao, Primeiro-Ministro, Jian Qinglin, presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), e Li Changchun, membro do Comitê Permanente do Politburo.


Mas vamos agora falar sobre as mudanças que aconteceram no 17º Congresso do Partido Comunista que aconteceu nas saídas de Luo Gan, de 72 anos, Wu Guanzheng, de 69 anos e do 'inimigo' de Hu, Zeng Qinghong, 68 anos.

Agora a nata, da própria nata chinesa (já que são 73 mil os componentes do partido) é composta por:

- Hu jintao, 65 anos;
- Wu Bangguo, 66 anos, chefe do legislativo;
- Wen Jiabao, 65 anos, Prêmier;
- Jia Qinglin, 67, Chefe da Secretaria Política mais influente do país;
- Xi Jinping, 54 anos, Secretário do Partido;
- Li Keqiang, 52 anos, Vice-Prêmier;
- Li Changchun, 63 anos, Secretário do Setor de Propaganda;
- He Guoqiang, 64 anos, Secretário do Setor Anti-corrupção;
- Zhou Yongkang, 65 anos, Secretário do Setor de Segurança.

Ainda há chances de um mudar para outra Secretaria, mas os membros serão esses.

Analistas não têm dúvida ao afirmar que o Presidente Hu Jintao foi o grande 'vencedor' no Congresso. Isso porque dois dos novos integrantes do Politburo são protegidos pelo Presidente: Xi Jinping, que era secretário-geral do partido em Shanghai, e Li Keqiang que era o chefe na província de Liaoning. E eles deverão brigar pela sucessão de Hu Jintao em 2012.

O Congresso ainda votou e adotou em sua constituição o novo slogan feito por Hu durante a semana: "desenvolvimento cientista sustentável", significando um crescimento rápido porém sustentável da economia. Isso dá uma idéia de como Hu saiu fortalecido.

A grande briga era entre a "ala jovem", comandada por Hu, e o "grupo de Shanghai", comandado pelo ex-presidente Jiang Zemin e que lutavam para colocar seus indicados no Comitê Permanente de Politburo e, consequentemente, na escolha da 5ª geração de líderes do país.

No entanto, o PCC não apresentou nenhuma grande mudança em sua linha política e econômica que deverá manter nos próximos 5 anos a valorização do campo, conforme definido no último plano Quinquenal.