De olho no mercado chinês a gigante Google lança no mercado chinês um sistema de busca em celular que também permitirá aos usuários obter informações sobre o trânsito, clima, câmbios monetários e até tradução.

No disputado mercado chinês de internet e conexões sem fio o Google está chegando um pouco tarde. Esse tipo de serviço já é fornecido desde 2004 por portais chineses como mInfo, Congqing Yicha, Uucun e Cgogo, porém com cerca de 160 milhões de usuários de internet e 500 milhões de usuários de celular o potencial de crescimento também é muito grande.

Segundo a consultoria em telecomunicações iResearch, esse mercado especificamente de usuários de busca em celulares a China tem 61 milhões de usuários e a previsão para 2010 é que esse número salte para 200 milhões.

No mercado de portais busca no país o mais usado é o Baidu com 58% do mercado, atrás vem o Google China com 23% e em terceiro lugar segue outro portal americano: o Yahoo com 12,5%.

Alías muitos especialistas parecem céticos quanto o sucesso de portais estrangeiros na China. Alvin Wang Graylin, presidente-executivo da mInfo afirmou sobre a entrada do Google nessa área: “Isso mostrará, mais uma vez, que no mercado chinês grandes companhias dos Estados unidos não podem competir com as empresas locais, a exemplo do Baidu com o Google ou do Taobao contra o eBay”. Claro, devemos considerar que a opinião do Sr. Alvin um tanto suspeita, se não praga.

Mas é interessante notar que no caso dos sites de leilão online Taobao e eBay a diferença é ainda maior. O site chinês tem simplesmente 72,2% do mercado. Seja como for quem ganha é o consumidor chinês que tem cada vez mais opções em suas mãos.