O Pisa-2006 (Programa para Avaliação Internacional do Estudante, na sigla em inglês) avalia anualmente estudantes do mundo inteiro. O resultado do exame de 2006 saiu na semana passando e foram 400 mil estudantes em 57 países analisados.

Aqui vamos destacar a posição dos alunos da Coréia do Sul que ficaram na 1ª posição em leitura, seguidos pelos alunos da Finlândia e de Hong Kong.

Os alunos de Taipe, Taiwan, lideraram na matéria de matemática e ficaram na frente da Finlândia e de Hong Kong e Coréia do Sul, que terminaram empatados no 3º lugar.

Já na matéria de ciências os alunos finlandeses ficaram em 1º lugar, mas foram seguidos logo atrás pelos de Hong Kong e Canadá.

É interessante notar que esses países asiáticos estiveram sempre entre os três primeiros lugares e que esses mesmos lugares foram disputados pelos mesmos países. Países desenvolvidos como Estados Unidos, Espanha e Itália ficaram entre os 32 países abaixo da média segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que organiza a prova.

Comments (1)

On 20 de dezembro de 2007 às 00:56 , Anônimo disse...

Não, não, não quero acreditar que isso seja genético e que os asiáticos têm maior propensão ao aprendizado. Mas isso me lembra a velha fama dos descendentes de japonês na época de escola em São Paulo...