O tabuleiro do mundo está realmente mudando. Talvez pela primeira vez na história os países mais pobres estão com a oportunidade de mudar o painel econômico do mundo e, coincidência ou não, esse novo mundo é liderado por duas ex-grandes potências: China e Índia.
Um das maiores conglomerados mundiais é do milionário indiano Ratan Tata, que possui os mais diversos investimentos em muitos países do globo. Nessa quinta uma de suas empresas, a Tata Motors, lançou o “carro do povo”, pegando o mercado e seus concorrentes um pouco de surpresa.
Pode ser considerado um marco nos transportes, mas ressalta que, esses países, conseguindo produzir mais barato, dá acesso à produtos e serviços para classes da população até então renegadas devido seu poder aquisitivo e está aí seu sucesso e seu impacto.
Como vocês podem ver nessa foto da AFP é um carro pequeno, basicamente de 5 lugares e sem “opcionais” como rádio, direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado. É um carro cuja qualidade pode até deixar a desejar, mas que atrai no preço: US$ 2,5 mil (aproximadamente R$ 4,5 mil).
O Tata Nano será vendido somente na Índia e tem como chamado objetivo dar acesso ao mundo em 4 rodas para milhares de pessoas que até então andaram somente em bicicletas e motocicletas. O próprio Ratan Tata participou do lançamento do Tata Nano em Nova Délhi e disse que o carro é "seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima. É um carro do povo, feito para atender todas normas de segurança e regras de emissão e acessível a todos".
Com o crescimento da economia indiana não há dúvidas do potencial de venda no Nano, previsões para o mercado automobilístico local dizem que irá quadruplicar até 2016. Sim, quadruplicar, o que trará maiores problemas ambientais. Segundo especialistas esse carro não passaria nos testes exigidos pela Europa e EUA, mas, aparentemente para Tata está tudo bem, afinal, é um carro para ser dirigido nas vielas de Nova Délhi e não na Autoban alemã.
Um das maiores conglomerados mundiais é do milionário indiano Ratan Tata, que possui os mais diversos investimentos em muitos países do globo. Nessa quinta uma de suas empresas, a Tata Motors, lançou o “carro do povo”, pegando o mercado e seus concorrentes um pouco de surpresa.
Pode ser considerado um marco nos transportes, mas ressalta que, esses países, conseguindo produzir mais barato, dá acesso à produtos e serviços para classes da população até então renegadas devido seu poder aquisitivo e está aí seu sucesso e seu impacto.

O Tata Nano será vendido somente na Índia e tem como chamado objetivo dar acesso ao mundo em 4 rodas para milhares de pessoas que até então andaram somente em bicicletas e motocicletas. O próprio Ratan Tata participou do lançamento do Tata Nano em Nova Délhi e disse que o carro é "seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima. É um carro do povo, feito para atender todas normas de segurança e regras de emissão e acessível a todos".
Com o crescimento da economia indiana não há dúvidas do potencial de venda no Nano, previsões para o mercado automobilístico local dizem que irá quadruplicar até 2016. Sim, quadruplicar, o que trará maiores problemas ambientais. Segundo especialistas esse carro não passaria nos testes exigidos pela Europa e EUA, mas, aparentemente para Tata está tudo bem, afinal, é um carro para ser dirigido nas vielas de Nova Délhi e não na Autoban alemã.
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