Inaugurando uma nova "sessão" aqui no blog, uso o serviço do site 360Cities para lhes convidar a dar uma volta pela Ásia virtualmente.

Vou começar pela 1ª cidade que visitei por lá: Shanghai.

Hoje a cidade/ província é a maior da China também como seu centro econômico e financeiro. O maior desenvolvimento se deu justamente por ser uma cidade portuária (lembrando que "shang hai" significa "acima do mar") e como consequência da vitória dos ocidentais na 2ª Guerra do Ópio quando os chineses foram obrigados a abrir seus portos.

Assim, até Mao ZeDong e sua revolução tomarem o poder na China, Shanghai teve seus portos sob administração quase exclusiva dos estrangeiros, leis especiais para eles, bairros só deles (como é possível verificar ainda hoje ao passear pela cidade), e afins.

Atualmente seu porto disputa com Cingapura o título de maior do mundo e popularmente se diz que a cidade será a "próxima Hong Kong". Abaixo vocês poderão conferir um dos pontos turísticos: a Torre Oriental Pearl (em chinês 东方明珠塔) que nada mais é que uma torre televisiva.

O desenho da torre foi inspirado em um poema da Dinastia Tang que falava sobre um som assombrador produzido por um alaúde. Demorou 4 anos para ser construída, sendo finalizada em 1995, e é a maior torre da Ásia (e a terceira maior do mundo) com 468 metros de altura.

Confiram: