Um país da dimensão da China tem de investir em transporte de maneira permanente, seja focado em passageiros, seja para diminuir custos de exportação, etc. E o governo faz isso, colocando o transporte ferroviário como prioridade no país.

Recentemente inauguraram o trem mais rápido do mundo entre Wuhan e Guangzhou, o que inclusive lhes permite participar de concorrências internacionais no segmento. Os chineses devem entrar na disputa para fazer o trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Para se ter uma idéia qual é a importância da expansão do sistema ferroviário no país somente nos próximos 5 anos o país planeja investir aproximadamente 480 bilhões de euros no setor.

E, o mais "louco" é a idéia de ligar via trem Beijing a Londres nos próximos 10 anos!

A linha passaria por 17 país em um trecho de 8 mil quilômetros. Parece ser difícil de sair do papel pois passaria por regiões delicadas com conflitos armados e afins. Mas não duvide que isso possa acontecer.

E os chineses também sugeriram outras 2 linhas para seus vizinhos asiáticos:
1ª) Ligando Kunming com Cingapura via Vietnã, Tailândia e Malásia;
2ª) Saindo de Urumqi, passando por Cazaquistão, Uzbequistão e, possivelmente, terminando na Índia;

É capaz de tudo isso sair antes do esperado trem-bala brasileiro! Esse é um dos motivos que os torna cada vez mais competitivos, apesar de todos os problemas que o país tem.